DEMIS ROUSSOS THE BEST
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Se você quiser ler a História e Discografia de Demis, click aqui:

ENTREVISTA COM CYRIL ROUSSOS:

Comemorado internacionalmente e elogiado na Grécia, Demis Roussos morreu no hospital Ygeia em Atenas em 25 de janeiro de 2015.

Na época, os gregos estavam grudados em seus aparelhos de TV quando o partido da coalizão de esquerda radical SYRIZA assumiu o poder sob a bandeira de que romperia acordos de resgate com os credores da Grécia. Junto com os rápidos desenvolvimentos políticos, a morte de Roussos 'abalou a sociedade grega marcando o fim de uma era.

Um nome familiar em sua vida, ele vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo. Mais conhecido por seus sucessos solo nas décadas de 1970 e 80, ele gravou a si mesmo no coração dos ouvintes graças ao pop mediterrâneo e baladas românticas ensolaradas. Nascido em Alexandria quando era um caldeirão de culturas e religiões, ele se misturou com armênios, sírios, italianos e egípcios, frequentou a escola grega e se apresentou no coro da Igreja Bizantina.

Em suas últimas entrevistas, no entanto, ele falou de seu verdadeiro legado - seus filhos Emily e Cyril, referindo-se à paternidade como um “trabalho em tempo integral”. Apenas um mês antes de sua morte, Demis Roussos selecionou as faixas para uma compilação oficial em CD do trabalho de sua vida, incluindo notas de seus dois filhos, que foi lançada de forma pós-humilde em março de 2015.

Agora, Cyril dá continuidade ao legado musical à sua maneira, continuando a “conversa na melodia, harmonia e notas”.

Nascido na França, rodeado de música, ele conversou com a jornalista Penelope Massouri sobre seu pai, a indústria da música hoje e seus próprios sonhos e lições de vida.

O que mais te inspira durante as gravações?

Para mim, o processo de estúdio é de colaboração e criatividade. Não sou um daqueles artistas que precisa que tudo seja feito da maneira que pensei durante a concepção. Eu sei que não sou perfeito e sei que não sei tudo. Gosto de receber contribuições criativas de outros músicos e técnicos de som porque acredito que criatividade é mais do que apenas expressão; é comunicação também. Portanto, embora eu apareça no estúdio com um guia de como quero que uma música soe, vou ouvir o que meus músicos têm a dizer sobre como estão ouvindo a música e isso imediatamente inicia uma conversa em melodia, harmonia e notas que desperta inspiração. Depois disso, se os resultados forem bons, eu mantenho e se não gosto do que estou ouvindo; Eu não.

O que Paris significa para você? E quanto a Atenas? É a hora certa para voltar?

Ambas são cidades que adoro e com as quais tenho um longo relacionamento. Mas quando se trata de música como uma carreira, eu realmente não acho que a localização importa mais quando se trata de desenvolvimento. A relevância de um artista e o crescimento do ouvinte hoje dependem da internet e da mídia social, com as quais você pode se engajar de qualquer parte do mundo, desde que tenha acesso à internet. O que ainda é relevante sobre a localização, ou era até que o COVID-19 mudou tudo, é quando se trata de tocar ao vivo, que é a única maneira de os músicos ganharem algum dinheiro além da venda de mercadorias físicas. Alguns países ou cidades têm mais locais do que outros, oferecendo mais oportunidades para os artistas se apresentarem. Mas, como mencionei antes, com COVID-19 tudo mudou. Ninguém em lugar nenhum está se apresentando e muitos locais em todo o mundo correm o risco de fechar suas portas para sempre. Portanto, por enquanto, vejo pouca diferença em onde estou fisicamente. Amanhã é outra história.

Quando e como você fez sua primeira viagem à Grécia?

Eu era muito jovem para me lembrar da primeira vez que vim para a Grécia; Eu tinha apenas três anos. Mas lembro-me de visitar aqui muitas vezes enquanto crescia e, claro, o que mais me lembro são as ilhas e os verões, eram mágicos. Eles ainda estão.

Descreva um dia perfeito com seu pai que você gostaria de lembrar.

Você sabe, tínhamos muitas pessoas ao nosso redor o tempo todo, especialmente quando eu era criança. Então, os melhores momentos que passei com meu pai foram quando éramos só ele e eu. Quer fosse sair e conversar na cozinha enquanto Demis cozinhava ou assistir a um filme juntos e depois pegar algo para comer, esses são os momentos de que mais me lembro e mais sinto falta.

Qual é o seu filme, música e livro favoritos?


Essa é, acredite ou não, a pergunta mais difícil que alguém pode me fazer. Há tantos para escolher que deixaram uma impressão em minha vida que escolher um parece lamentável. Mas, por enquanto, eu diria para o filme “The Blues Brothers” para música, “Jeremy” (a versão desconectada) do Pearl Jam e para os livros “The Picnic and Suchlike Pandemonium” de Gerald Durrell.

O que você faz para recarregar suas baterias criativas? Onde está sua fonte de inspiração?


Inspiração pode vir de qualquer lugar. Normalmente, um momento ou um evento que me impressiona pode levar a uma música. Eu também tenho muitas ideias quando viajo. Ir a algum lugar natural à beira-mar ou nas montanhas é uma ótima maneira de esvaziar o barulho da sua cabeça, abrindo espaço para a musa dançar.

O que te dá esperança em tempos difíceis?


Minha família. Minha esposa é muito boa em apontar o lado melhor da vida sempre que a levo muito a sério e meus filhos me dão muita esperança enquanto crescem. Eles são meus maiores professores.

Existem coisas que você gostaria de saber quando era mais jovem?


Tudo! É engraçado, quando eu era criança, as pessoas da minha idade costumavam me dizer quando me lembravam de quando eram crianças "Se eu soubesse então o que sei agora ..." e eu zombaria deles da mesma forma que meus filha velha zomba de mim agora, quando digo a ela exatamente a mesma coisa.

Qual é a lição mais importante que a vida te deu dentro e fora da cena musical?

“Seja verdadeiro para consigo mesmo”. Levei muito tempo para entender o que isso realmente significa. Se você tentar construir sua vida com base no que os outros esperam de você e se você os faz felizes ou não, profissional ou pessoalmente, você irá falhar e fracassar gravemente em algum ponto porque acabará chegando à conclusão inevitável de que você não é nada mais do que uma parte de uma máquina construída por outros e isso o deixará infeliz. Por outro lado, se você construir sua vida com base em quem você realmente é e quais são suas verdadeiras paixões, então, como indivíduo, você sentirá um propósito e isso o fará feliz e, em minha opinião, a vida é muito curta para ser qualquer coisa outro.

Houve uma música que fez você se esforçar mais do que as outras ao gravá-la?

Na verdade. Eu sabia o que queria para essas músicas e tive a sorte de trabalhar com alguns músicos de sessão muito talentosos, bem como meu co-produtor, então o processo foi bastante fácil e um prazer. Eu sou uma daquelas pessoas que se algo me incomoda ou se estou apenas preso em algo, coloco de lado e trabalho em outra coisa, revisitando o problema mais tarde com novos ouvidos, mas no caso de “Abertura Night ”as coisas funcionaram perfeitamente.

Quando a crise acabar, você acredita que haverá um grande ‘boom’ de alegria em tudo, especialmente no setor de entretenimento? Como você está se preparando para essa possibilidade?

É possível. Acho que as pessoas sempre vão querer entretenimento e sempre vão querer sair para compartilhar essa experiência com outras pessoas. Então sim, eu acredito que se você abrir bares e boates hoje, as pessoas vão aparecer, assim como se as pessoas estão com sede e você constrói um poço, as pessoas vão aparecer. Infelizmente, acredito que ainda vai demorar um pouco até vermos isso acontecer e, certamente, quando esse dia chegar, virá com medidas que não existiam antes do COVID-19. Como isso se traduzirá de forma prática e econômica para bares e clubes, veremos, mas terá um efeito direto em como nós, como artistas, podemos nos preparar para esse novo paradigma. Até então, tudo o que podemos fazer é praticar nossos instrumentos e esperar.

Que memórias você carrega das boates selvagens dos anos 90?


Que época louca foi aquela. Honestamente, há muita coisa que eu não lembro. Mas eu me lembro que foi quando as discotecas realmente começaram a se transformar em algo maior. Os sons, as pessoas, a vibração; foi tudo muito emocionante. Ainda estávamos em uma época em que as pessoas viviam o momento sem parar a cada cinco minutos para tirar uma selfie. O objetivo de sair era sair, não sair para que você pudesse ter algo para postar no Instagram. Pessoas de origens e estilos de vida muito diferentes, que provavelmente nunca se conheceriam em nenhuma outra circunstância, estabeleceram conexões interagindo entre si em clubes e se divertindo juntos. E o que seria definido como “Club Music” nasceu naquela época também. Então a música que os DJs começaram a tocar era nova e progressiva e diferente de tudo que estávamos acostumados a ouvir até então em clubes ... e estava apenas começando. Todas as noites eram uma festa e éramos tão jovens e inocentes. Achamos que duraria para sempre.

Quais são as três características que você acredita que seu trabalho exige?

Você precisa ser capaz de ouvir. Você precisa confiar em seus instintos. E você precisa cometer erros para que possa aprender com eles.

Seu pai é um modelo para você saber que é mais velho?

Estou em uma idade agora que me lembro quem foi meu pai com uma lembrança clara. Meu pai e eu somos pessoas muito diferentes, mesmo tendo muitas semelhanças em nosso caráter, então há muitas coisas em um nível pessoal que simplesmente não são as mesmas para mim e para ele. Uma coisa que tenho muito respeito e espero ter aprendido foi seu profissionalismo e seu senso de negócios quando se tratava da indústria da música. Ele sabia do que estava falando quando se tratava disso e é claro que ele teve uma grande carreira internacional que durou muitos anos, com a qual ele aprendeu.

Além da música, que outro talento você gostaria de ter?

Eu gostaria de poder desenhar melhor. Eu não sou muito bom nisso. Eu também gostaria de ser mais esperto com dinheiro. Eu também não sou muito bom nisso.

O que você mais admira em uma mulher?


Paciência. Uma mulher pode ter uma paciência infinita quando se trata das coisas e pessoas que ama e já que sou alguém com quem você precisa de muita paciência; Eu respeito e admiro isso.

Os astros do rock são ídolos ou os médicos são os verdadeiros ídolos?

Como eu gostaria de poder responder que era qualquer um desses, mas infelizmente não posso. A verdade é que os ídolos de hoje são YouTubers, influenciadores do Instagram e bilionários da tecnologia. Como sociedade, estamos fazendo algo muito errado.

Qual é o seu lema?

Sempre carregue dois isqueiros e um guarda-chuva.

EM 1980, DEMIS GRAVOU A CANÇÃO "SORRY", DO GRUPO "STATUS QUO", QUE FOI SUCESSO NA INGLATERRA. Veja:

https://youtu.be/9uBkqzffnto

FOTOS:

DEMIS ROUSSOS : UMA CARREIRA COLORIDA - PUBLICADO EM 26 DE JANEIRO DE 2015 NA BBC:

Famoso por seus kaftans volumosos e voz altíssima, ele foi um elemento fixo nas paradas do Reino Unido em meados dos anos 70, marcando o primeiro lugar com Forever and Ever e vendas globais de álbuns de mais de 60 milhões.

O que havia embaixo daqueles kaftans?

Roussos apareceu no Top of the Pops nos anos 1970
As roupas de palco que são a marca registrada de Roussos lhe valeram o apelido de "o rei do caftan" - ou, mais cruelmente, "a tenda cantora".

"Designers de todo o mundo costumavam fazer isso para mim", disse ele ao Daily Mirror em 2002.

Quando ele decidiu vender sua coleção para caridade na década de 1990, foram necessários três leilões - um em cada no Reino Unido, Alemanha e França.

Questionado se ele usava alguma coisa por baixo daquelas túnicas esvoaçantes, ele uma vez respondeu: "Claro que não. Nunca usei.

"Foi fantástico. Foi engraçado. Quando eu estava no palco, sempre havia mulheres na primeira fila que tentavam procurar meu caftan."

"Este país foi um dos meus territórios mais importantes", disse Roussos ao The Guardian em 1999, falando sobre o Reino Unido.

"Em 1975 eu tinha o prêmio de melhor artista masculino, o prêmio de melhor single, o prêmio de melhor álbum. O Abba e eu pegamos tudo. Hahahaha!"

Mas por que esse  cantor grego de repente ficou tão popular?

Um ano antes, ele era um nome conhecido no resto da Europa. A BBC até fez um documentário - "The Roussos Phenomenon" - apontando a discrepância.

A descoberta final do cantor veio em um momento em que a grega Nana Mouskouri também começou a fazer sucessos no Reino Unido.

Roussos achava que o momento era devido ao advento das viagens aéreas baratas, que estavam abrindo a Europa para turistas regulares.

"A razão do meu grande sucesso na Inglaterra foram os britânicos - eles começaram a querer ir de férias, como a Espanha e a Grécia", disse ele ao The Scotsman.

"Minha música veio na hora certa. Era uma música romântica mediterrânea dirigida a todas as pessoas que queriam ir de férias. Minha música era apreciada pelas pessoas."

O lançamento final da banda, 666, foi um álbum duplo baseado no Livro da Revelação.

O lamento excitável e operístico de Roussos dá à música uma crescente sensação de pânico, enquanto os instrumentais estendidos e improvisações pressagiam o movimento do rock progressivo.

Não sem razão, é visto como o primeiro álbum conceitual de um rock.

Depois que Aphrodite's Child acabou, Roussos continuou a gravar com Vangelis, mesmo durante seus anos de sucesso de audição fácil.

Sua colaboração de maior sucesso foi Race to the End - uma adaptação vocal do tema para Chariots of Fire.

Em 14 de junho de 1985, Roussos embarcou no vôo 847 da TWA de Atenas para Roma - e se viu à mercê do grupo militante libanês Hezbollah.

Dois sequestradores, que contrabandearam uma pistola e granadas pela segurança do aeroporto, mantiveram os passageiros sob a mira de uma arma, exigindo a libertação de 17 membros do Hezbollah e do Partido Daawa Islâmico Iraquiano.

O avião foi desviado para Beirute, depois para Argel, e o suboficial da Marinha dos EUA, Robert Dean Stethem, de 23 anos, foi morto.

Roussos passou cinco dias - incluindo seu 39º aniversário - em cativeiro, antes de ser libertado em Beirute (outros 40 ou mais passageiros, principalmente dos EUA, suportaram mais duas semanas no avião).

Em entrevista coletiva após sua libertação, o cantor disse que foi "muito bem tratado".

"Eles me deram um bolo de aniversário e um violão, para cantar", disse ele. "Eles foram muito educados e simpáticos connosco."

Ao longo dos anos, alguns jornais disseram que ele havia feito uma serenata para os sequestradores. Outros alegaram que ele havia jurado lealdade ao Hezbollah.

Roussos, que raramente falava sobre o incidente, admitiu que estava irritado com os exageros em uma entrevista ao Daily Telegraph da Austrália em 2006.

“Não é todo dia que uma superestrela do pop se envolve com o terrorismo como vítima, então a imprensa aproveita para dizer coisas que acha engraçadas.

'' Eu gostaria de ver o jornalista [que relatou a reclamação pela primeira vez] na frente da mira de uma arma como eu. Acredite em mim, se ele estivesse lá, ficaria com tanto medo que não se importaria em escrever coisas estúpidas como essa. "

A experiência mudou sua vida, e Roussos passou anos promovendo a paz por meio da música.

“Os músicos são como um pregador, um professor, um ator”, disse ele. "Você é o mediador que pode transferir a energia de uma bela música para os outros. ''
Roussos foi amplamente ridicularizado por sua estatura corpulenta no auge de sua fama, mas insistiu: "Não me ofendi. Diverti-me muito com ele e ganhei muito dinheiro com isso".

Mas no início dos anos 1980 ele sentiu que seu peso havia se tornado uma distração.

“Estava se tornando mais importante do que cantar”, disse ele, e foi para a Califórnia - onde era um desconhecido - para perder 50 kg em 10 meses.

Mais tarde, ele co-escreveu um livro de dieta, A Question Of Weight, que continha receitas, diários de perda de peso e um relato franco de sua luta contra a depressão.

Roussos também explicou como, antes de perder peso, ele fazia concursos de alimentação.

"Organizei duas competições", escreveu ele, "sendo uma que conseguia comer massa mais rápido e a outra que conseguia comer mais massa do que eu."

"Claro, eu raramente perdia."

09092020 - O APHRODITE´S CHILD ESTAVAM NO MIDEM 1969 NA ESPANHA. JUNTO COM O CANTOR BRASILEIRO CHICO BURQUE. OBRIGADO A ANTONIO LOPES E FRANCO LO SCHIAVO.



07092020 - DEMIS E VANGELIS TRABALHADO NO ALBUM "MAGIC":

04092020 - RAIN AND TEARS:

Chuva e lágrimas, são a mesma coisa
Mas no sol
Você tem que jogar o jogo
Quando choras
No inverno
Você pode finjir
Que não é nada além da chuva
Quantas vezes eu vi
Lágrimas vindo de seus olhos azuis
Chuva e lágrimas, são a mesma coisa
Mas no sol
Você tem que jogar o jogo
Dá-me uma resposta de amor
(o----oohh)
Preciso de uma resposta de amor
(o----oohh)
Chuva e lágrimas, no sol
Mas em seu coração
Você sente as ondas do arco-íris
Chuva e lágrimas
Ambas evito
para meu coração, nunca haverá um sol
Chuva e lágrimas, são a mesma coisa
Mas no sol
Você tem que jogar o jogo

02092020 - A HISTÓRIA DE DEMIS:

14082020 - DEMIS NOS ANOS 80 - FELIZ E MUITO MAGRO:

16072010 - FRANÇA:

14072020 - DEMIS NA FRANÇA:

06072020 - DEMIS NA AMERICA:

30062020 - DEMIS ROUSSOS : 5 CURIOSIDADES DO CANTOR QUE TINHA O VENTO COMO AMIGO:

A Europa viu desaparecer na passada segunda feira (25-01-2015) um dos maiores ícones do rock progressivo e da pop. Demis Roussos não resistiu a um tumor maligno no sistema digestivo e desapareceu aos 68 anos de idade. É em muito graças a este senhor que podemos afirmar que conhecemos um cantor oriundo da Grécia, ainda que o seu apogeu tenha sido na década de 60 e 70. Quem não tem uns pais ou uns avós que cantaram, dançaram ou vibraram com alguns dos temas do cantor que tinha o vento como amigo? Como forma de homenagear o cantor que tantas alegrias deu aos nossos familiares, escolhemos cinco curiosidades que caracterizaram a carreira de Demis Roussos.

É dos poucos artistas gregos que conseguiu ter projeção internacional, inclusive cá.
Muitos não sabem, mas o artista grego era muito popular em Portugal nos 70’s e 80’s, altura em que colocou muitos dos seus singles nos tops um pouco por toda a Europa. Se hoje em dia aquilo que se ouve no carro é um pouco à base do sertanejo brasileiro e do kizomba, back in the days os nossos pais e tios curtiam à brava com Rain and Tears, Forever and Ever ou Happy to Be on an Island in the Sun. Outros tempos…

Começou a carreira numa banda de rock progressivo juntamente com Vangelis
Pode parecer estranho à primeira vista, mas algumas bandas de rock e heavy metal, como por exemplo, os Opeth, citam o vocalista helénico como uma das maiores influências para as respectivas carreiras. Acontece que Demis Roussos foi, no final da década de 60’, o frontman da banda Aphrodite’s Child juntamente com Vangelis. A banda tocava rock progressivo do bom e causou sensação com clássicos como End of the World ou o genial 666.

É aceite que a voz de uma pessoa depende até certo ponto do físico da mesma. Com efeito, um indivíduo com excesso de peso será mais propenso a ter uma voz mais grave do que um outro com peso normal. Não foi, contudo, o caso de Demis Roussos. O cantor nunca foi propriamente uma pluma, mas a sua voz recheada de notas médias e agudas tornou-se uma característica inconfundível e com a particularidade do próprio nunca ter recorrido ao auto tune.

Fez parte do estreito grupo de artistas que esgotou o Maracanã.

Foram mesmo muito poucos os cantores que encheram o famoso estádio do Rio de Janeiro. Na sua primeira atuação no Brasil, em 1972, o cantor grego juntou mais de 150 mil pessoas para assistir à interpretação de temas próprios e também dos Aphrodite’s Child. Foi, assim, o primeiro artista a esgotar o antigo complexo desportivo. Este feito apenas voltou a ser igualado na década seguinte por Frank

A esmagadora maioria das pessoas conhece a famosa canção que fez parte da banda sonora do filme com o mesmo nome, quanto mais não seja pelas múltiplas aplicações que a mesma tem tido ao longo dos anos. Mas certamente poucos saberão que Chariots of Fire foi composta por Vangelis com a ajuda de Demis Roussos. Os dois ex-colegas de banda fizeram um trabalho tão memorável que lhes valeu o Óscar de Melhor Banda Sonora, na cerimónia de 1982.

26062020 - REVISTA:

18062020 - DEMIS TRADUÇÃO DE BECAUSE:

Porque eu te amo mais
Do que as palavras jamais poderia dizer
Eu posso viver novamente
Sem arrependimentos de sonhos que morreram antes de você chegar

Porque eu sei que desta vez
Este amor é realmente meu
Eu posso amar de novo
E tocar as estrelas que parecia tão distante

Há um mundo para nós encontrar
Muito além da linha do arco-íris
E novos horizontes diário
Com amor para nos guiar todo o caminho

Eternamente, eternamente
Porque você veio até mim
Com todos os meu sonho de ver
Eu posso dar de novo
Sem arrependimentos para todos os que eu dei antes de vir

Há um mundo para nós encontrar
Muito além da linha do arco-íris
E novos horizontes diário
Com amor para nos guiar todo o caminho
Eternamente, eternamente

Há um mundo para nós encontrar
Muito além da linha do arco-íris
E novos horizontes diário
Com amor para nos guiar todo o caminho
Porque não é você, porque não é você

21052020:

2009052020 - REVISTAS E JORNAIS:

31032020: DEMIS EM MONACO:

30032020 - QUANDO DEMIS SE FOI, ESTE ARTIGO EU GOSTEI MUITO:

Como esquecer?

Setembro de 1972, Maracanãzinho superlotado no VII Festival Internacional da Canção Popular. As mãos obscuras da intolerância política surravam, silenciavam e oprimiam quem tentasse acender as luzes e varrer a escuridão do cenário pátrio. Mas havia quem ousasse acender uma lamparina para avivar aquele pouco de liberdade permitido pela música. O público do festival tinha essa chama nas mãos e nos pés para dar sobrevida à luz da alegria e da esperança, dançando e cantando, num coro poderoso que se agigantou quando subiu ao palco aquela figura exótica, exagerado nos quilos, nas barbas espessas, nos longos cabelos, na vistosa túnica e na voz...aliás, a voz.

Era como se o público rasgasse o ventre de seus medos para sentir, na música, a porção preservada de liberdade que lhe servia de oxigênio. Era para o marinheiro que não desacredita de si e nem sucumbe ao fatalismo de um temporal. O Maracanãzinho inteiro dançou e cantou com Demis Roussos o refrão “Tric-Tric-Tric”, da música “Velvet Morning”. Ele estava no início da carreira solo e era sua primeira aparição ao vivo num País que já o conhecia pelos sucessos de suas canções como vocalista da banda Aphrodite´s Child (Filho de Afrodite). Sua voz, que o Coro da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria ajudou a esculpir, trazia no DNA familiar a melancolia do Mediterrâneo – um timbre ideal para enriquecer o pop-rock com canções de letras e harmonias não-raramente inspiradas nas culturas ancestrais do Egito (nasceu em Alexandria) e da Grécia.

Artemios Ventouris Roussos teve em seus 68 anos e meio de vida uma trajetória plena de experiências. Aos 15, seu pai grego e a mãe egípcia perderam todos os bens na Crise do Canal de Suez e foram obrigados a trocar o Egito pela Grécia. Aos 17, já fascinado pelo rock e tocando trompete em clubes de Atenas para ajudar no sustento da casa, formou sua primeira banda, The Idols. Demis não cantava, era guitarrista e baixista, mas um dia o vocalista passou-lhe o microfone. Interpretou “The House of the Rising Sun” e “When a Man Loves a Woman”. Era um passo decisivo na carreira. Conheceu o tecladista Vangelis, um de seus grandes parceiros, e em 1968, com o baterista Lukas Sideras, criava a antológica Aphrodite´s Child.

Demis Roussos vendeu mais de 60 milhões de discos e acumulou inúmeros prêmios. Falava sete idiomas e morou em diversos países. É tido como um dos pioneiros do rock progressivo, sobretudo pelo álbum “666”, do Aphrodite´s, o último do trio. Críticos respeitados definem que esse álbum, conceitual, inspirado no Livro das Revelações, ficou na História como um clássico do rock progressivo. Mas foi o pop açucarado, com o tempero mediterrânico do timbre de sua voz, que deu a Demis Roussos o “status” de um dos maiores e mais ouvidos intérpretes da música mundial.

Em 1974, ganhei de presente da minha namorada e hoje minha esposa um compacto duplo de vinil, com quatro faixas. Uma delas, particularmente, me marcou: “From Souvenirs To Souvenirs”, pelo simbolismo do que representa em minha vida. Mas há outras canções que nos fazem tão bem quando a lembrança nos revelam o que somos e nos devassam em nossas mais doces ou amargas humanidades: “Velvet Morning”, “Shadows”, “Forever and Ever”, “My Reason”, “Someday, Somewhere”, “My Only fascination”, “Rain and Tears”, “Marie Jolie”, “Five O´clock” e a versão de Asa Branca (White Wings”. Sem exagero, ao menos 100 canções que Demis Roussos interpretou em mais de 40 anos de carreira são cantadas até hoje nos quatro cantos do mundo.

Amanheci chorando. As lágrimas despencavam, incontidas, sobre o teclado enquanto eu escrevia esse texto. Queria dizer “obrigado” a Demis Roussos. Suas canções me deram, ao longo da vida, presentes únicos. Nestas horas descubro e redescubro o quanto é bom ser piegas. Amar é brega. É simples. Experimentem cantar o amor como fez Demis Roussos. Experimentem ouvir a voz de Demis Roussos e a harmonia mediterrânica de suas músicas. Quanta pieguice singular e incomparável! Experimentem sintonizar-se num tempo em que a vida canta conosco numa partitura de amor e entendimento entre todos os povos. Sempre e para sempre.

Forever and Ever (Sempre e Para Sempre)

Ever and ever, forever and ever
You'll be the one
That shines on me
Like the morning sun
Ever and ever, forever and ever
You'll be my spring
My rainbows end
And the song I sing

(Sempre e sempre, para sempre e sempre
Você vai ser a única
Que brilha em mim
Como o sol matutino

Sempre e sempre, para sempre e sempre
Você será minha primavera
O fim de meu arco-íris
E a canção que eu canto)

28032020 - FOTOS:

17122019 - SUCESSO !!!!

01122019 - DEMIS NA ESPANHA - 1972:

Demis Roussos acaba de ganhar um disco de ouro por ter vendido mais de 100.000 cópias de seu primeiro single solo "We Shall Dance". Os longos cabelos de Demis se misturam com sua barba bombástica. Ele é grego, afável. Conversamos com ele na apresentação agradável e informal do registro acima mencionado.

- Demis, por que você deixou a banda, Aphrodite's Child?

Porque na minha carreira solo, ganho mais dinheiro. Escute, o artista que diz que não gosta de dinheiro é um mentiroso.

- Por que você escolheu Paris para morar e não em nenhuma outra cidade européia?

Eu gosto muito da França. Eu sou muito conhecido lá. Sim, é verdade, a França me deu muito dinheiro, mas também o levou porque tenho que pagar muitos impostos.

- Nos seus shows, você se importa com quem se apresenta com você?

De modo nenhum. Eu cantei nos EUA com Carole King e em Paris com Rika Zaraï. Estou lhe dizendo isso porque eles são artistas muito diferentes. Mas por que isso vai me preocupar?

- Michel Polnareff teve alguns problemas com a censura francesa por aparecer nu em alguns cartazes publicitários. Qual a sua opinião sobre esse tipo de publicidade?

O que Ponareff já fez na França, fiz há algum tempo na Itália. Em outra ocasião, eu estava tão quente em um estúdio de gravação que tirei minhas roupas e estava apenas de cueca.

- Você é famoso na Grécia?

Eu sou famoso na Grécia, é claro. Em julho passado, eu me apresentou como cantor convidado no Festival de Atenas. Não abandonei o folclore do meu país.

- Conte-nos sobre seus planos.

Amanhã vou pegar um avião para o Japão e ficarei lá por muito tempo.

08112019:

07112019:

06112018:

01112019 - JORNAIS DO MUNDO:

                                                                                     

FOTOS:

20092019 - DEMIS EM MUNICH - 1982:

Hoje, há 37 anos, Demis lançou "Follow Me" como um single.
Produzido por Rainer Pietsch, gravado no Arco Studio, Münich.
Em uma nota pessoal, eu estava lá durante as gravações e todos tivemos uma ótima semana. Ainda não acredito que não tirei nenhuma foto.
Foto de Veronica Skawinska (Bert Van Breda)

27072019 - CAPA DO ÁLBUM "SOUVENIRS":

26072019 - DEMIS ESTAVA NOS JORNAIS E REVISTAS:

15062019 - DEMIS ROUSSOS HOJE ELE FARIA 73 ANOS:                                                

                                                                                                          

13052019: DEMIS EM UMA REVISTA FRANCESA:

11052019:

11042019:

01042019 - FOTOS:

27022019 - JORNAL DE DEMIS NOS ANOS 80:

18022019 - REVISTA COM DEMIS NO ANOS 70:

05022019 - FOTOS O FANTÁSTICO ALBUM "HAPPY TO BE":

01022019:

25012019 - 4 ANOS SEM DEMIS - TANTA SAUDADE !!!!

22012018 - NO DIA DE 8/01/2018 , FALEI COM EMILY - VEJA:

A - Emily, how are you and your family? When will the Museum open in Athens?

E - Cyril and i will let you all know when that will be, but nothing concrete preview as for now. Sending you my best regards please know that my brother and I are hardly working every day to advance on any Demis Roussos project to keep his work still alive. :)

A -Thanks Emily and a hug to Cyril. You are very attentive.

Emily gostou na minha coleção de "DEMIS ROUSSOS COMPLETE":

25122017:

18122018 - JORNAL FALANDO SOBRE O ÁLBUM"DEMIS" DE 2009:

17121018 - DOS ANOS 70:

30112018 - JORNAL DOS ANOS 90:

25112018 -  THE ONE THAT I LOVED - For H.

                                                                                                                                                                                       

25112018 - UM ARTIGO PUBLICADO NA ESPANHA:

17102018 - FOTOS:


DEMIS E SIDARTA GAUTAMA

25-07-2018: FOTOS:

26062018 - ARTIGO SOBRE O CD "DEMIS", 2009.                                                                                                                               

 

15052018 - PARABÉNS AO MAIOR CANTOR DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS:

23052018 - FÃS DE DEMIS NO SEU TÚMULO:

01042018:

01032018 - 4 COMPACTOS ANTIGOS (Como os "Evoluídos" chamam de "SINGLES"):

19022018 - JORNAL SOBRE A MORTE DE DEMIS, 2015:

25012018 - 3 ANOS SEM DEMIS:

12012018:

05012018:

01012018:

15122017:

03123017 - FOTOS:

16112017 - DEMIS EM 2009:

09112017 - NA ÉPOCA DA MORTE DE DEMIS, EMILY FALA COM OS JORNAIS:

"Estou em Atenas, na casa o pai, entre o mar e a montanha, onde morreu na noite de sábado para domingo", disse ao telefone, sua filha Emily Roussos, com voz tomada pela emoção. Em abril passado, (2014 )durante uma visita de rotina, o médico descobriu que ele tinha um câncer de estômago em estágio avançado. "Sabendo do pânico sobre a doença e a morte, minha mãe, meu irmão, o médico e eu decidimos não lhe  dizer nada." Mesmo em quimioterapia  , a família dizia  a ele  que eram apenas algumas células cancerosas para eliminar rapidamente, sem nunca mencionar  a real gravidade de sua condição. Extravagâncias como essa,  Emily viveu em outros. 

 Aos 44 anos, ela sabe de cor o breviário das estrelas das crianças e suas famílias em kit  "Minha mãe Monique, uma francesa  foi sua primeira esposa, a 2ª. segunda Dominique logo meu deu o meu meio-irmão Cyril,  Pamela foi a Terceira esposa nos EUA e Marie, o último com quem viveu 22 anos e que o acompanhou até o fim ". Menos artista que o pai, Emily se lembra com horror as cenas de multidão em volta de seu pai nos aeroportos.  As  manchetes nos jornais diziam "O castelo onde os gatos comem caviar." Uma dúzia de Rolls Roices  foi alinhado na garagem. Os motoristas estavam usando boné preto uniforme e luvas brancas. Uma nuvem de servidores iria correr em volta do relógio no vasto edifício, enquanto a leoa, Sarah, que vivia em liberdade, espantava a criançada. 

 "Meu pai adorava tanto a vida" 

 "Meu pai seria muito bom em entrar em birras épicas lembra Emily, eu realmente descobri  até mais tarde. Fui eu quem trouxe o processo de saber, fazendo um documentário sobre ele ". Lá, sob a estrela, os efeitos trajes, o excesso, ela descobre o ser humano, o verdadeiro. "Eu encontrei esta criança sinceridade, eu me sentia. Eu não estava enganada , mesmo que ele não era do tipo de dizer eu te amo. Ele acaba de nos deixou e eu ainda vejo sua grande presença passear ao redor da casa. " Demis Roussos tinha uma variedade de projetos. Seis dias antes de  morrer, ele convocou um empreiteiro. Ele queria, disse ele, para construir sobre a Acrópole. E por que não apenas mais um álbum com Picci, que fez dele o último, em 2009.

Demis Roussos morreu de costas para a morte: "Meu pai amava a vida tanto."

10102017 - UM FANTÁSTICO TRIBUTO NA NORUEGA:

SEMPRE PARA OUVIR DEMIS:

29082017 - FOTOS:

19072017 - JORNAIS FALAM SOBRE DEMIS:

08072017 - ESTOU VENDO ESTE DVD-R SOBRE OS CLIPs DE DEMIS. INCLUINDO A CAPA - INFORMAÇÕES: manoftheworld@bol.com.br

06072017 - BONS TEMPOS: OS ANOS 80:

                                                                                       

01072017 - DVD LANÇADO NO BRASIL - DIFÍCIL DE ACHAR:

28062017 - REVISTA ARTIGO SOBRE DEMIS NO 1999:

26062017 - EM 1979 O MAESTRO PAUL MAURIAT GRAVOU UM DISCO COM 12 CANÇÕES DE DEMIS, VALE CONHECER ESTE ALBUM, POIS É EXCELENTE.

017 - O MAIOR CANTOR DO MUNDO:

                                                                    

15062017 - PARABÉNS ETERNO DEMIS:

04052017:

03052017- DEMIS FALA SOBRE O CD "DEMIS":

15042017:

22032014 - ESTE CD DE DEMIS, COM MÚSICAS DO NATAL, FEZ UM ENORME SUCESSO NA INGLATERRA:

20032017:

01032017 - FOTOS:

01032017 - JORNAIS E REVISTAS 3:

2914022017 - JORNAIS E REVISTAS 2:

12022017 - JORNAIS E REVISTAS 1:

04022017: FOTOS:

25012017 - 2 ANOS DE DEMIS. COMO DISSE DOMINIQUE, SEGUNDO ESPOSA DE DEMIS, HOJE É UM ELE É DEUS GREGO. COM A AQUELA VOZ, COM CERTEZA, É UM DEUS.

20012017 - NOTÍCIAS DA HOLANDA, COM O MUSEU DE DEMIS...

Criamos uma parede de discos de ouro no Museu, na frente você pode ver um manequim com uma camisa original de Demis, o famoso colar e um pouco de pele Demis usar para vestir na década de 70. Obrigado a Dominique pela pele e a Emily, Cyril e Marie pela camisa e o resto dos prêmios.

20012017 - FOTOS:

23122016 - WALLPAPER:

20122016 - DISCOGRAFIA DE DEMIS:

18122016:

         

29112016 - FOTOS PARA VOCÊ:

22112016 - SEMPRE DEMIS:

22112016 - BOX "DEMIS ROUSSOS THE PHENOMENOM" - 4 CDS INCRÍVEIS:

01112016 - UM JORNAL DA HOLLANDA:

01112016 - UMA REVISTA DO BRASIL:

01112016 - HÁ UM TEMPO, EU FIZ PARA UM VÍDEO PARA A GRANDE LADY OLGA. EMILY, GENTIL COMO SEMPRE, FALOU SOBRE ISSO:

21102016 - O ÁLBUM DE "ATTITUDES" NO ORIENTE:

17102016 - UM CLÁSSICO.....

                 

01102016 - O CANTOR ENGELBERT HUMPERDINCK GRAVOU A CLÁSSICA MÚSICA "FOREVER AND EVER", ASSIM COMO JULIO IGLESIAS.

 
 

VEJA: https://youtu.be/QQ_ZOluz8EU

16082016 - RECEBI, COM ALEGRIA, UMA MENSAGEM DE DOMINIQUE NOBECOURT, A SEGUNDA ESPOSA DE DEMIS. COMO FIZ UM VÍDEO PARA ELA, ELA ME AGRADECEU. EU FIQUEI MUITO FELIZ.

08092016 - LADY OLGA ROUSSOS:

Hoje Sra.  Olga Roussos recebeu um álbum de fotos sobre a abertura do Museu do seu filho. Sra Olga estava muito feliz com o presente e sendo reunido com Jacqueline depois de 35 anos.

28102016 - VANGELIS, NANA MOUSKOURI E SARAH BRIGHTMAN:

01072016 - VEJA UM BOX COM OS TODOS OS ÁLBUNS DE DEMIS, INCLUINDO UM DVD "JOURNEY WITH MY FATHER", DOCUMENTÁRIO DIRIGIDO POR EMILY ROUSSOS:

  CD 1 On The Greek Side Of My Mind
CD 2 Forever And Ever
CD 3 My Only Fascination
CD 4 Auf Wiederseh’n
CD 5 Souvenirs
CD 6 Die Nacht und der Wein(+ Kyrila)
CD 7 Happy To Be
CD 8 The Demis Roussos Magic
CD 9 Ainsi soit-il
CD 10 Demis Roussos
CD 11 Universum
CD 12 Live At The Sydney Opera House
CD 13 Man Of The World
CD 14 Demis
CD 15 Attitudes
CD 16 Reflection
CD 17 Greater Love (+ Senza Tempo)
CD 18 Christmas Album
CD 19 Le Grec
CD 20 Time
CD 21 Voice And Vision(+ Photo Fixe)
CD 22 Insight
CD 23 In Holland
CD 24 Immortel
CD 25 Serenade
CD 26 Mon île
CD 27 Auf meinen Wegen
CD 28 Demis
DVD Journey With My Father

15052016 - EMILY, CYRIL ROUSSOS E BERT VAN BREDA ABREM O MUSEU DE DEMIS:

 

25042016 - O LUGAR ONDE DEMIS REPOUSA:

A FAMÍLIA DE DEMIS (28012015):

Em nome da família de Demis gostaríamos de expressar a nossa mais sincera gratidão pelo esmagadora de apoio e condolências neste momento difícil. Seus pensamentos e orações não passaram despercebidos, caído em ouvidos surdos, ou ignorado pelos olhares distraídos. A dedicação que você seus fãs lhe deram ao longo de sua longa e bem sucedida carreira sempre mudaram Demis profundamente, e a continuação do amor sincero de todos vocês faz com que a dor da nossa perda de um pouco mais suportável.
Obrigado a todos,

A família Roussos.

25012015 - FOTOS DO ÚLTIMO ADEUS DE DEMIS:

JORNAIS SOBRE O ADEUS DE DEMIS:

29012015 - DEMIS RECEBE A ORDEM DE CAVALEIRO DA LEGIÃO DE HONRA, O EMBAIXADOR DA FRANÇA ENTREGA EM 30 DE SETEMBRO DE 2013:

01022016 - NEED TO FORGET:

Tell me who will I find to share my love
Now that we falling apart
Tell me what can we do to face the world
Now that we're both alone
Tell me how to explain what I feel inside
I don't know what to say
But life goes on and there's no turning back
And now it's time to start again

And I need to forget you once loved me
But you smiled for me in your special way
And I feel only sadness
Each morning when I wake alone

And I need to forget every moment
For those good times we shared are all in the past
And I need to pretend it's not over
That you and I are still as one
Still as one

Tell me why did we have to end this way
After so many years
Tell me where was the point that we went all wrong
I just can't understand
Tell when did your dreams stop including me
I'd really like to know
But life goes on and there's no turning back
And now it's time to start again

And I need to forget you once loved me
But you smiled for me in your special way

And I feel only sadness
Each morning when I wake alone

And I need to forget every moment
For those good times we shared are all in the past
And I need to pretend it's not over
That you and I are still as one
Still as one

Diga-me quem vai me encontrar para compartilhar meu amor
Agora que estamos caindo aos pedaços
Diga-me o que podemos fazer para enfrentar o mundo
Agora que nós dois estamos sozinhos
Diga-me como explicar o que eu sinto por dentro
Eu não sei o que dizer
Mas a vida continua e não há como voltar atrás
E agora é hora de começar de novo

E eu preciso te esquecer uma vez me amou
Mas você sorriu para mim em sua forma especial

E eu me sinto única tristeza
Cada manhã quando eu acordar sozinho

E eu preciso esquecer todos os momentos
Para os bons momentos que compartilhamos estão todos no passado
E eu preciso fingir que não é mais
Que você e eu ainda somos como um
Ainda como uma única

Diga-me por que nós temos que acabar com essa forma
Depois de tantos anos
Diga-me onde estava o ponto que nós fomos tudo errado
Eu só não consigo entender
Diga quando é que seus sonhos parar incluindo eu
Eu realmente gostaria de saber
Mas a vida continua e não há como voltar atrás
E agora é hora de começar de novo

E eu preciso te esquecer uma vez me amou
Mas você sorriu para mim em sua forma especial

E eu me sinto uma única tristeza
Cada manhã quando eu acordar sozinho

E eu preciso esquecer todos os momentos
Para os bons momentos que compartilhamos estão todos no passado
E eu preciso fingir que não é mais
Que você e eu ainda somos como um
Ainda como uma única
                                    

24122015 - DEMIS FOI O SEGUNDO CANTOR MAIS VENDIDO EM 2015. O PRIMEIRO FOI A CANTORA ADELE.  A CANÇÃO "ON ECRIT SUR LES MURS" VOLTOU, DE NOVO,  A SER UM "HIT" EM 2015:

VEJA EM FRANCÊS:

Adele et Demis Roussos, chanteurs les plus recherchés sur Google en 2015

Fort de ses 18 millions d'utilisateurs quotidiens en France, Google publie la liste des requêtes les plus utilisées sur son moteur de recherche en 2015. Côté musique, c'est sans surprise Adele et son tube "Hello" qui se taillent la part du lion.

La domination de Google est écrasante. En France, 94% des internautes utilisent quotidiennement le moteur de recherches pour surfer sur le web, selon StatCounter. Les statistiques compilées par la multinationale américaine sur l'année 2015 offrent donc une indication très précise de nos habitudes. Ça tombe bien, Google vient de publier la liste des requêtes les plus populaires de 2015. Une année douloureusement marquée par les attaques terroristes du 7 janvier et du 13 novembre, au cours desquelles 147 personnes ont été abattues. Ce sont les termes "Je suis Charlie" et "Attentats Paris" qui ont ainsi été les plus recherchés ces 12 derniers mois dans l'hexagone.

Malgré tout, la vie a continué et la voix chaude d'Adele est venue nous apporter un peu de baume au coeur. La chanteuse britannique, dont le nouvel album "25" brise tous les records, est sans grande surprise l'artiste la plus plébiscitée par les Français. Numéro un du Top singles depuis sept semaines consécutives, son tube "Hello" arrive en tête de la catégorie chansons, devant "Sur ma route" de Black M et "Wesh alors" de Jul. Le rap a la cote ! Derrière Adele, c'est le regretté Demis Roussos qui a été le plus recherché en France. Le plus illustre des chanteurs grecs est décédé le 25 janvier dernier à l'âge de 68 ans, des suites d'un cancer de l'estomac. Michel Delpech, dont les ennuis de santé ont fait craindre le pire, se hisse sur la troisième marche.

Nekfeu plus fort que Kendji

Révélation incontestable de l'année, Louane s'empare de la cinquième place juste derrière Richard Anthony, disparu le 19 avril dernier. Le reste du top 10 contient plusieurs surprises, à commencer par l'incroyable popularité de Nekfeu. Sixième du classement, le rappeur de 25 ans surclasse Kendji Girac parmi les artistes les plus recherchés ! Le premier album du gagnant de "The Voice" s'est pourtant écoulé à plus d'un million d'exemplaires et son successeur, "Ensemble", connaît un joli succès depuis sa sortie fin octobre. Le premier album de Nekfeu, lui, n'a fédéré "que" 135.000 fans depuis juin. Autre résultat étonnant ? Le plébiscite d'Annie Cordy. A 87 ans, l'idole de toute une génération a généré plus de recherches que... Christine and the Queens ! Elle est neuvième.

16112015 - MAMY BLUE (H. GIRAUD) - TRADUÇÃO:

MAMÃE TRISTE:

Eu posso ser o seu filho esquecido
Que saiu de casa aos 21 anos de idade
É triste me encontrar em casa
Oh, mãe

Se eu ao menos pudesse segurar a sua mão
E dizer que sinto muito, muito mesmo
Tenho certeza de que você realmente entende
Oh, mãe, onde está você agora

Oh, mamãe, oh, mamãe, mamãe triste
Oh, mamãe triste

A casa que compartilhamos no topo da colina
Parece sem vida, mas está lá firme e forte
E memórias dos tempos de infância
Preenchem a minha mente, oh, mamãe, mamãe, mamãe

Já vi suficientes luzes diferentes
Vi dias exaustos e noites solitárias
E agora, sem você ao meu lado
Estou perdido, como posso sobreviver

Oh, mamãe
Ninguém que cuida de mim
Que me ama, que tem tempo para mim
As paredes parecem silenciosas ao meu rosto
Oh, mãe, bem mortos é como devemos estar

O céu é negro, o vento é duro
E agora eu sei o que perdi
Uma casa não é um lar
Estou partindo, o futuro parece tão pequeno
Estou partindo, o futuro parece tão pequeno

09102015 - MORREU CANTOR DEMIS ROUSSOS, FILHO DE DE AFRODITE MUNDIALMENTE CONHECIDO - AFPAFP 25/01/2015:

.Uma voz de timbre único, um físico imponente e um sucesso mundial: Demis Roussos, alçado ao posto de estrela internacional com "Rain and tears", sucesso do Aphrodite's Child, morreu neste fim de semana aos 68 anos.

Gravada no auge dos eventos de 1968, "Rain and tears" virou um clássico da música pop ao lado de "Nights in white satin" do Moody Blues e de "A Whiter Shade of Pale" de Procol Harum.

Cantada em inglês, "Rain and tears" mostrou a particularidade vocal de Demis Roussos, sua capacidade de se deixar levar pelos agudos, contrastando com seu ar bruto.

"Com Nana Mouskouri, eles são os dois grandes artistas populares gregos, as duas grandes vozes que levaram a Grécia para o mundo", disse à AFP o apresentador Nikos Aliagas, amigo do cantor. "Nos conhecíamos desde que éramos crianças. Ele ultrapassou as fronteiras e orgulhou nosso país".

Artémios Ventouris Rousos nasceu em 15 de junho de 1946, em Alexandria, Egito, país natal de Dalida, Georges Moustaki e Claude François. Sua família mudou-se para o Egito nos anos 1920, mas acabou voltando para a Grécia em 1961.

Após três álbuns gravados com os Aphrodite's Child, Roussos fez carreira solo a partir de 1971 e vendeu milhares de álbuns.

É na carreira solo que ele faz uma sucessão de hits nos anos 1970-80: "Forever and ever" (1973), "Good bye my love, good bye" (1973), "My only fascination" (1974), "Mourir auprès de mon amour" (1977).

Demis Roussos canta no mundo inteiro e multiplica as turnês: cinco, cada uma de 45 dias, somente em 75. Quando não estava no palco, descansava em sua casa na região parisiense.

Cabelos longos, barba cheia, túnicas de cores vivas, ele cultivou um look de sacerdote descolado com influências orientais. Cantava em inglês, mas também em espanhol, grego ou francês.

A partir dos anos 1990, sua carreira musical é freada - culpa dos problemas de saúde, especialmente na coluna e nos rins. Seu último álbum foi lançado em 2009.

"Demis Roussos tinha uma voz sublime. Ele estava sempre pra cima, otimista como só os gregos conseguem ser", disse Nana Mouskouri à rádio RTL. "ele quis aprender outras línguas, respeitar outras culturas. Era um artista, um amigo".

Ele deixa dois filhos, Emilie e Cyril, que é músico como o pai.

APHRODITE´S CHILD:

A DELICADEZA ENIGMÁTICA DO APHRODITE´S CHILD:
Por Rose Gomes

O progressivo é um gênero de música bastante complexo e extremamente bem elaborado. Acredito que tanto os verdadeiros adoradores, como os músicos desta vertente sejam pessoas de vasta sensibilidade musical, pois somente tendo os sentidos bastante aguçados podemos enxergar com exatidão a beleza de cada nota destas canções.
Geralmente as bandas que fazem esse som são compostas por grandes músicos, que é o caso do Aphrodite´s Child, grupo de origem grega formada no final dos anos 60, mais precisamente em 1968. Nos vocais a primorosa voz de Demis Rousssos acompanha o talento inegável do multi-instrumentista e compositor principal da banda, Vangelis Papathanassiou (que viria a ser conhecido por inúmeros trabalhos em temas de filmes como Carruagem de Fogo e Blade Runner) e o baterista Loukas Sideras.
Instrumental preciso e harmonioso, letras sensíveis, videoclipes “lúgubres” que transmitem a sensação de tristeza e ao mesmo tempo saudosismo fazem desta banda uma verdadeira joia rara.
Em 1968 a banda lança seu primeiro single, Rain and Tears, que obteve grande sucesso e vendeu um milhão de discos apenas na França onde serviu como tema dos motins estudantis da época. Posteriormente foi lançado ainda no mesmo ano o álbum debut “End of the World” que traz grandes músicas como Don´t Try to Catch a River, Valley of Sadness e You Always Stand in My Way. O destaque deste disco é sem dúvida o instrumental. Teclado e bateria se harmonizam divinamente em todas as canções.
No ano seguinte é a vez de "It's Five O'Clock" chegar às lojas. O disco mantém a mesma pegada de seu antecessor e traz excelentes canções como a faixa título It's Five O'Clock, Let Me Love, Let Me Live e a beatlesística Good Time So Fine. A bateria se destaca mais uma vez e o baixo marca presença fortemente em todas as faixas.
Também não posso esquecer de comentar sobre o belíssimo compacto "Spring, Summer, Winter and Fall", lançado em 1970 que é de uma delicadeza enigmática e tocante.
"666" é o último e mais precioso álbum. Levou mais de um ano para ser gravado e foi lançado quando a banda já havia se separado. Uma verdadeira obra prima lançada em 1972 que traz um trabalho conceitual baseado no Apocalipse de São João, do Livro de Revelações da Bíblia.
O disco duplo inicialmente era quádruplo, mas foi censurado pela gravadora Mercury, que cortou diversas faixas. Os destaques instrumentais ficam sem dúvida com a bateria bem marcada e o baixo melindrosamente hipnotizante. Por ser conceitual a viagem só fica mesmo garantida se você ouvir o disco faixa a faixa, mas é claro que existem algumas que se destacam mais e bons exemplos são as músicas Do It, que apesar de ser curta traz um instrumental vibrante, The Lamb, Hic and Nunc, Break e Infinity, umas das obras mais polêmicas da banda. A faixa traz a atriz Irene Papas repetindo as frases ""I was, I am, I am to come", uma inversão para "who was, is, is to come" contida no livro da Revelação e atribuída a Deus. A ideia da música é mostrar o momento onde o diabo percebe ser um anjo caído e descobre que a única maneira de sobreviver e ter força é transando consigo mesmo até atingir o orgasmo. A interpretação da atriz é, digamos, bastante convincente, tanto que na Espanha esta faixa foi tirada do álbum e o mesmo teve suas vendas proibidas no país por um bom tempo. Acredito que este álbum seja de extrema importância dentro do gênero progressivo.
Infelizmente a banda se dissolveu e os músicos seguiram caminhos diferentes, mas o que realmente importa é que esta incrível banda deixou trabalhos excepcionais e obrigatórios nas discotecas dos aficionados pelo progressivo. (19122014)

A HISTÓRIA DO GRUPO APHRODITE´S CHILD:

Depois de uma tentativa frustrada para entrar na Inglaterra, a banda reagrupou-se em Paris, onde o guitarrista Anargyros "Silver" Koulouris juntou-se a eles (embora ele fosse forçado a deixar a banda devido a prestação do serviço militar, com a guitarra e baixo sendo tocados por Roussos durante sua ausência).
A biografia do Aphrodite’s Child se mescla com a do artista Demis Roussos, o vocalista desse grupo. A partir dos 15 anos de idade, quando sua família mudou-se do Egito e voltou para a Grécia, Demis participou de vários grupos musicais. O primeiro, com 17 anos, The Idols, onde Demis tocava guitarra e baixo; os outros membros dos Idols: Jo (primo de Demis), Natis Lalaitis, Nikos Tsiloyan e Anthony. Nessa época, Demis tinha de trabalhar para sustentar sua família. Já nesse grupo Demis começou a destacar-se como cantor, a partir do momento no qual foi solicitado para substituir o vocalista, que estava cansado, para cantar algumas canções (o que começou com “The House of the Rising Sun” e “When a Man Loves a Woman”).
Com o compositor Lakis Vlavianos, Roussos deu início à banda We Five, já como vocalista principal. Mas somente começou a ficar mais conhecido a partir de 1968, com a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child, formada no Reino Unido, para a qual Demis associou-se a outros dois músicos gregos, respectivamente, Vangelis (ou Vangelis Papatanassiou) e Loukas Sideras, primeiramente como vocalista e depois também como guitarrista e baixista. Vangelis ficou como compositor principal e tecladista, enquanto Loukas cuidava da bateria. No entanto, por falta de permissão para trabalhar na Inglaterra, o grupo mudou-se para Paris, então atingida pela Revolução de Maio de 1968. O primeiro álbum foi Rain and Tears, o qual obteve tremendo sucesso e vendeu um milhão de discos apenas na França. Nos próximos anos, o desempenho do grupo foi excelente. Com a voz de estilo de ópera de Roussos, a banda passou a ter sucesso em nível internacional, inclusive com 666, o último álbum. Logo após o lançamento dessa obra, por razões diversas, decidiram acabar com o grupo. Mas antes da dissolução, o Aphrodite´s Child estourou na Europa e outros países com grandes sucessos, tais como: Rain and Tears (Compositor: Vangelis, letrista = Boris Bergman); It’s Five O’clock, I Want to Live, End of the World e Spring, Summer, Winter and Fall.

40 ANOS DE 666 DO APHRODITE´S CHILD - POR MAIRON MACHADO

Um dos discos mais ousados da história da música está completando 40 anos nesse mês de junho. Trata-se da obra-prima 666 (The Apocalypse of John, 13/18), lançado pelo grupo grego Aphrodite’s Child.
Aos desconhecedores desse grandioso álbum, fica o alerta da necessidade mais que urgente de ouvir a história registrada nesse álbum duplo, o qual demorou vários meses para ser lançado, envolto em torno de polêmicas e brigas entre os integrantes do grupo.
Formado por dois grandes nomes do rock grego, o vocalista e baixista Demis Roussos e o tecladista Vangelis, além do baterista Lucas Sideras, o Aphrodite’s Child já fazia algum sucesso no final da década de 60, através de canções que lembravam bastante a fase psicodélica do grupo australiano Bee Gees, e entrou o ano de 1970 com dois discos na carreira: End Of The World (1968) e It’s Five O’Clock (1969), destacando canções como ‘Rain And Tears’, ‘Let Me Love, Let Me Live’ e ‘It’s Five O’Clock’, além do compacto ‘Spring, Summer, Winter And Fall’ de 1970, que inclusive chegou a ser lançado aqui no Brasil.
O sucesso desses dois álbuns foi tamanho na Europa (principalmente França e Itália) que o grupo partiu para uma longa turnê pelo continente, porém sem ter Vangelis nos teclados, que preferiu ficar nos estúdios para compôr trilhas sonoras para filmes. Passado a turnê, o grupo reuniu-se e começou a criar e gravar o terceiro álbum, o qual era uma adaptação ao “Livro das Revelações da Bíblia”, baseado no Apocalipse de São João, do Novo Testamento.
Para isso, recrutaram o sargento Argyris Kouloris. Ele foi o primeiro e único guitarrista do Aphrodite’s Child logo no início da banda, na década de 60, mas abandonou o grupo para seguir carreira militar pouco depois. Em 1970, ele decidiu dar um tempo ao exército, onde já estava na posição de sargento, e aceitou o convite dos velhos amigos Vangelis e Roussos para gravar o novo álbum da banda. Com a fome de um leão que não vê carne há semanas, Kouloris foi o responsável por, junto com as ideias malucas de Vangelis, por mudar o som do Aphrodite’s Child para algo totalmente progressivo.
O quarteto formado dedicou-se para a construção musical daquela que seria a principal obra da banda, totalmente criada por Vangelis e com letras do cineasta grego Costas Ferris.

Costas escreveu um livro conceitual para o álbum, 666 (The Apocalypse of John, 13/18), e a ideia era simples: um grande circo com acrobatas, dançarinos, elefantes, tigres e cavalos mostrando um espetáculo refente ao fim do mundo. Enquanto o show ocorre com diversos efeitos de luz e som, algo estranho começa a acontecer fora do circo, que é a revelação da destruição do planeta Terra. O público acredita que o que acontece fora do picadeiro faz parte do show, mas o narrador começa a alertar a plateia que aquilo é real. Então, uma imensa e densa batalha entre o bem e o mal passa a ser travada, até que um deles vença!
Mas, logo após o início das gravações, o ano de 1971 começou com o clima entre os integrantes se tornando cada vez mais pesado, já que as composições e o intelecto de Vangelis exigiam muito dos demais, além do fato de que Roussos estava se tornando incomodado com o fato de ser segundo plano. Durante três meses, as gravações ocorreram entre diversas brigas, e sem nenhuma fala sendo trocada entre Vangelis e Roussos. Inclusive, dizem que os dois chegaram a entrar em vias de fato por algumas vezes.
A guerra de egos culminou com o fim do grupo após o término de gravação do disco, que ocorreu em meados de março daquele ano. O interessante é que, segundo relatos, quando o grupo começava a gravar, era como se eles fossem os velhos amigos de sempre, rindo, trocando olhares e sentindo a harmonia entre eles, mas bastava acabar a música para as caras fechadas surgirem novamente.
Roussos partiu para uma bem sucedida carreira solo, começando com o single de ‘We Shall Dance’ (ao lado de Sideras) e com o lançamento de seu primeiro álbum solo, On The Greek Side Of My Mind (1971). Sideras também partiu para carreira solo, lançando em fevereiro do ano seguinte o disco One Day (1972), enquanto Vangelis permaneceu na gravadora do Aphrodite’s Child, a Mercury, onde viria a gravar em 1973 a trilha de L’apocalypse Des Animaux, além de se esconder sob o pseudônimo de Alfa e lançar, ao lado da namorada Vilma Ladopoulou (Beta), o single ‘Alfa Beta’.
Porém, Vangelis queria que o material gravado entre 1970 e 1971 fosse lançado de alguma forma. A autorização de Sideras e Roussos foi imediata, mas Vangelis barrava na própria Mercury, que rejeitou o álbum desde o início, a começar pelo título do disco, 666. Os chefões da Mercury achavam o nome muito sugestivo, e além disso o álbum continha algumas músicas “pesadas” para a época. No final, depois do lançamento dos trabalhos solos de Sideras e Roussos, a Mercury concordou em lançar parte do material, o que desagradou, e muito, a Vangelis.
Em junho de 1972, através da Vertigo, na época uma pequena subsidiária da Mercury (que decidiu não se expor com aquele trabalho), chegou às lojas o hoje cultuado 666 (The Apocalypse of John, 13/18) (1972), trazendo na capa a primeira das polêmicas em torno do mesmo. Originalmente, Vangelis queria que a capa fosse a mesma elaborada para o livro de Costas, onde o número “666″ era escrito como que feito por gotas de sangue sobre um fundo totalmente negro, sem nada mais. Infelizmente essa capa foi arquivada, e o que temos é apenas o “666″ gravado em letras brancas sobre um fundo negro e com um envoltório vermelho em volta. Uma capa próxima a original foi lançada na primeira versão inglesa, porém com o 666 em branco, e que foi substituído em seguida pela versão que hoje conhecemos. Essa versão inglesa é raríssima.
Nas notas, algumas linhas diziam que o disco havia sido concebido sob a influência de sahlep, o que para os produtores da Mercury era uma evidência clara do uso de drogas nos estúdios ou, então, da realização de um ritual satânico entre os membros da banda (na verdade, sahlep é uma espécie de chá turco feito com raiz de orquídea).
Deixaremos as polêmicas de lado por enquanto, e vamos partir para o maravilhoso mundo registrado em 666, sem dúvida alguma uma das melhores obras criadas no século XX. Vale lembrar que temos nele a participação especial de vários convidados, entre eles John Frost (voz), Harris Halkitis (baixo, percussão, conga, bateria, sax alto, sax tenor e caixa), Irene Papas (voz), Michel Ripoche (trombone, saxofone, sax tenor) e Vannis Tsarouchis (voz), além de textos gregos feitos por Yannis Tsarouchis.

666 (The Apocalypse of John, 13/18) (1972) – Disco 1 na íntegra

Totalmente diferente dos dois primeiros álbuns do Aphrodite’s Child, principalmente pela inclusão de Koulouris, o disco abre com os polêmicos vocais de ‘The System’, dizendo “We got the system, to fuck the system”, mostrando que ali está uma obra carregada de ironia e sarcasmo, seguida por ‘Babylon’, onde Koulouris traz o riff principal acompanhado por gritos de plateia, seguido por bateria (a qual foi tocada por Vangelis), baixo e os vocais de Roussos em um ritmo muito confuso. Metais são adicionados, executando notas curtas. A estrofe é repetida, encerrando essa primeira canção com um curto solo de Koulouris.
A deliciosa ‘Loud, Loud, Loud’ vem com os vocais ingênuos de uma criança acompanhados pelo piano de Vangelis e as vocalizações com o nome da canção, para então surgir ‘The Four Horsemen’. Essa canção parece ter sido gravada nos dias de hoje, principalmente pela levada de bateria. A faixa começa com barulhos de talheres batendo em copos e os vocais agonizantes de Roussos sendo acompanhados por acordes de teclados. O clima é de viagem total em uma das letras mais diretas e fáceis da banda. Após as duas primeiras frases, citando o primeiro e o segundo cavaleiro do apocalipse, bem como suas posses, surge o refrão, narrando a cor dos cavalos e com um acompanhamento simples de baixo, teclado e bateria (bem atual). Mais duas frases são cantadas (agora citando o terceiro e o quarto cavaleiro e suas posses), e voltamos para o refrão, para nesse embalo simples Koulouris detonar um maravilhoso solo de guitarra sobre os “pá-pá-pá-pá-pá-rá-rá” cantados por todos.
A instrumental ‘The Lamb’ apresenta instrumentos gregos, com destaque para o solo de guitarra grega feita por Koulouris e o acompanhamento de sax e vocalizações. A sequência é alucinante. Camadas e camadas de teclados, guitarra, bateria e baixo são adicionadas para formar o colchão jazzístico onde Vangelis deita seus dedos para solar livremente no moog. Fantástico é pouco, e aqui o volume máximo tem que estar nas caixas de som. O lado A encerra-se com ‘The Seventh Seal’, e a guitarra grega fazendo um tema acompanhado por xilofone e algumas intervenções de flauta, com Frost narrando a chegada do apocalipse.
O lado B começa com a viajante ‘Aegian Sea’, uma prévia do que Vangelis faria no futuro em suas trilhas sonoras. Teclados muito viajantes são executados sobre acordes de guitarra e baixo, com leves batidas nos pratos. Vozes tornam o ambiente ainda mais delirante, e é fácil fechar os olhos e enxergar um local totalmente destruído neste momento. A bateria entra, com baixo, sax e sax tenor executando o mesmo tema. Mais vozes e o tema de sax surgem, para finalmente Koulouris solar lindamente acompanhando o vocal distorcido de Frost narrando o apocalipse (“the sun was black, the moon was red, the stars were falling, the earth has trembling”). Arrepiante e ao mesmo tempo belo!
‘Seven Bowls’ é mais uma viagem, onde em meio a barulhos de percussão e teclados, vozes narram a localização das sete “bacias” do apocalipse (terra, mar, rios, sol, besta, estrelas, ar) e o que acontece com os locais, abrindo espaço para as viagens instrumentais de ‘The Wakening Beast’, com muita percussão e sons estranhos.
Cânticos são ouvidos em ‘Lament’, outra faixa arrepiante, desejando alas (amargura) para a raça humana e o rei dos reis, e que é mais uma demonstração do talento de Vangelis em criar trilhas. Os metais retornam na instrumental ‘The Marching Beast’, onde novamente podem ser ouvidos instrumentos gregos, bem como flautas e piano, que é responsável pelo solo principal.
Temos então duas faixas intercaladas por anúncios dos nomes das canções: ‘The Battle Of The Locusts’, um rockzão com um grande solo de Koulouris, mostrando toda a sua técnica, e ‘Do It’, com o solo de guitarra em um ritmo muito mais rápido, puro hard, e com ótimo acompanhamento de Roussos no baixo e de Sideras na bateria.
‘Tribulation’ é uma pequena vinheta construída pelos metais, levando a ‘The Beast’, que de forma hilária pergunta: “Quem pode encontrar a besta?”. Um rock original, cantado por Frost, com acompanhamento de piano, baixo e bateria, além de ótimas intervenções de Koulouris, com a faixa perguntando “telionoume edho pera etsi?”, ou seja, “vamos para o clímax?”. O lado B encerra com a vinheta de ‘Ofis’, trazendo uma das frases da peça teatral grega Karagiozis, Alexander the Great and the Cursed Serpent.

666 (The Apocalypse of John, 13/18) (1972) – Disco 2 na íntegra

O apresentador do circo então nos mostra as ‘Seven Trumpets’, seguida pela paulada de ‘Altamont’, onde os metais são os destaque sobre o clima denso construído pelos teclados e pela levada baixo/bateria. Roussos faz algumas vocalizações, com um belíssimo solo de Ripoche, e canta a letra da canção sobre a intrincada levada, começando a preparar o ouvinte para a alucinante sequência do disco, que irá começar com a instrumental de ‘The Wedding Of The Lamb’, novamente com muita percussão e metais.
‘The Capture Of The Beast’ é o momento de preparação para o clímax desejado no final do lado B, onde Roussos adverte que o que ouvimos antes fora “o casamento do cordeiro, e que agora irá ocorrer o casamento da besta”, isto sobre camadas de percussão e teclados, que ficam sendo empregadas durante toda a canção.

O clímax ocorre na Maravilha Prog ‘∞’, onde Irene Papas apenas fala as frases “”I was, I am, I am to come”, uma inversão para “who was, is, is to come” contida na Revelação e atribuída a Deus, de forma aleatória (e que podem facilmente serem interpretadas como “I was, I’m and I want your cum”) enquanto entra em vários estágios de histeria, no embalo de um ritmo sexual criado por um redemoinho de percussões, tocadas por Vangelis. Neste ponto, o demônio começa a utilizar esta frase dentro de seu ego e assim tenta renascer ou então criar outro ego, fazendo amor com ele mesmo até atingir o orgasmo!
A audição desta faixa é obrigatória para todos aqueles que se dizem conhecedores de música, não por ela ser uma canção excelente ou maravilhosa, mas sim pela genialidade e a ousadia do grupo em gravar algo como isso, que realmente impressiona (principalmente pelos gritos histéricos e a variação de vozes de Irene) e que em sua versão original contava com 39 minutos da mais pura orgia sendo realizada nos estúdios, o que foi rapidamente atorado pela Mercury, que chamou aquilo de blasfêmia, sendo lançados apenas cinco minutos desse espetáculo sexual, ainda contra a vontade da gravadora, mas com a justificativa de que era uma peça fundamental para compreensão da obra.
Inicialmente, quem iria cantar essa canção era algum inglês, pois Costas gostaria de ouvir a histeria do narrador através de um sotaque britânico, mas quando Irene surgiu foi dada a ideia para ela, que topou e fez todas as vozes de puro improviso, o que torna essa faixa ainda mais atraente. Outro detalhe interessante é que na Espanha essa faixa foi riscada no álbum quando do seu lançamento (algo como feito com as canções da Blitz aqui no Brasil nos anos oitenta), e a venda de 666 foi proibida por lá durante muitos anos somente por causa de ‘∞’. Dica: mostre essa música para sua mãe e diga que quem está tocando percussão é o mesmo cidadão que fez a música que estava na abertura de sua formatura e duvido que ela acredite, se é que ela vai chegar até o primeiro minuto da canção.
O lado C encerra com ‘Hic Et Nunc’, outro belo rock, com o piano sendo destaque ao lado da guitarra e das vozes. Bom som para fechar esta etapa do apocalipse.
O lado D é talvez o mais difícil de ser assimilado, contando com apenas duas canções, a longa ‘All The Seats Were Occupied’, onde praticamente um resumo de todo o álbum é feito. Começa com uma viajante sessão de guitarra e moog apenas, crescendo com a adição da bateria e do baixo (lembrando muito ‘The End’ dos Doors) e passando por vários temas do disco, inclusive com algumas frases de ‘∞’. Alterna momentos com a guitarra solando de forma alucinada e outros incrivelmente soturnos e demoníacos, onde o baixo predomina, encerrando com uma frase retirada de um disco de ensinamento de inglês da BBC que diz apenas “all the seats were occupied”, e leva ao final do LP com ‘Break’. Nesta faixa Roussos se despede dos amigos, com o acompanhamento do piano, enquanto Vangelis canta de forma jazzística “stoobeedooobedoo”, com direito a um pequeno solo de guitarra e finalmente a despedida final, dizendo apenas “fly, high and then you make it” e “do it”.
Um single de 666 (1972) foi lançado em novembro de 1972, ‘Break / Babylon’, e que acabou pegando pó nas prateleiras, assim como o álbum, que não vendeu muito principalmente por causa da censura em torno do mesmo. Porém, nos dias atuais 666 (1972) é considerado como um dos principais discos do rock progressivo e o melhor da carreira da Aphrodite’s Child. Em uma pesquisa feita pelo conceituado site All Music Guide, 666 recebeu quatro estrelas e meia em uma cotação de cinco, com a justificativa de que ouvir o álbum na íntegra era demasiadamente complicado. Já a IGN Entertainment classificou 666 como o terceiro melhor disco progressivo de todos os tempos, ficando atrás apenas de In The Court Of Crimson King (1969) do King Crimson em segundo lugar e The Lamb Lies Down On Broadway (1974) do Genesis.
Segundo Roussos e Vangelis, a Mercury podou e muito a versão original do álbum, que era para ser lançado em formato quádruplo. Os outros dois discos (incluindo a versão completa de ‘∞’) estão perdidos em algum lugar deste planeta, esperando por uma alma para lançá-los para nós, meros mortais.
Roussos seguiu em uma carreira solo voltada para o pop, tocando em diversos países e lançando um CD chamado Live In Brazil (2006)anos depois, enquanto Vangelis virou o monstro sagrado dos teclados que conhecemos hoje, com participações em várias trilhas sonoras de filmes, além de formar dupla no início dos anos oitenta com Jon Anderson (vocalista do Yes), com quem também obteve relativo sucesso. Vez ou outra Vangelis e Roussos se encontraram nos estúdios, como nas gravações de Chariots Of Fire (1981) e Blade Runner (1983), mas o Aphrodite’s Child nunca mais retornou à ativa.
Koulouris adotou apenas o nome Silver, vindo a participar do álbum Souvenirs De Roussos (1975), além de fazer parte por um bom tempo da banda de Vangelis. Sideras lançou seu segundo álbum solo, Pax Spray (1973), participando do álbum My Only Fascination (1974) de Roussos, além de fazer parte das bandas Ypsilon (ao lado de Lakis Vlavianos e Dimitris Katakouzinos), com quem lançou o disco Metro Music Man (1977) e vários compactos, e também do Eros (com Lakis Vlavianos, Charis Chalkitis e Dimitri Tambossis), com quem lançou apenas o compacto ‘Rain Train / I Can See It’, em 1971. Trabalhou em vários discos de outros cantores, como L’Alba (Riccardo Cocciante – 1975), Love’s Fool e Dead Line (Sigma Fay – 1979 e 1981) e em 2008 lançou o CD Stay With Me (2008).
O Aphrodite’s Child entrou para a história da música grega como a principal banda daquele país, e marcou época nos anais do rock progressivo em suas duas distintas fases, a primeira marcada por baladas e simplicidade e a segunda por 666 (1972). Cavuque nos sebos atrás dessas preciosidades, e descubra que nem só a Inglaterra fazia rock progressivo de qualidade nos anos setenta, e principalmente, saboreie os 40 anos de um dos principais discos do rock progressivo.

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